Uma boa maneira de, literalmente, se embeber de uma cultura durante uma viagem é provar os drinques típicos de cada lugar.
Com moderação – sempre – confira o que há de bom para a happy hour em vários destinos.
Negroni em Florença – A Itália é pródiga em coquetéis clássicos, como o encorpado Negroni, com gim, vermute e Campari. Dizem que foi criado em 1919, no Caffè Casoni. O lugar existe até hoje, teve seu nome mudado para Caffè Giacosa e é de propriedade do estilista Roberto Cavalli.
Daiquiri em Havana – Na capital de Cuba é programa obrigatório provar o Daiquiri do El Floridita, lugar onde teria nascido o coquetel à base de rum, açúcar e limão. O escritor Ernest Hemingway era fã do local e o drinque permanece até hoje com sua receita original intocada.
Manhattan em Nova York – Quando em Nova York, é sempre bom brindar com o drinque que leva o nome da ilha, criado em 1870, com uísque, vermute e bitters. Nada mais chique do que prová-lo no Bemelmans Bar do histórico Carlyle Hotel, reduto de escritores e jornalistas.
Pimm’s em Londres – Londres rivaliza com Nova York como capital da coquetelaria. Há bares incríveis por lá. Mas uma ideia bem típica é provar o Pimm’s, licor preparado com pedaços de frutas, pepino, hortelã e limonada. Perfeito no verão, em pubs que tenham área ao ar livre.
Mai Tai em San Francisco – A coquetelaria tiki, baseada na cultura polinésia, nasceu na Califórnia mesmo. O Mai Tai é uma das receitas clássicas, com rum, curaçao, xarope de amêndoas e limão. O Tonga Room, do Fairmont Hotel, é um dos tiki bars mais lindos e antigos dos EUA.
Kir Royal em Paris – O drinque é natural da cidade de Dijon e feito originalmente com licor de cassis e vinho branco. Acabou ficando mais popular sua receita com champanhe, que faz cócegas na língua. Bom para bebericar não só em Paris, mas em qualquer terraço charmoso do planeta.
Singapore Sling em Singapura – É incerta a origem do Singapore Sling e de sua receita (gim, licores, grenadine, bitters, sucos de limão e abacaxi). Mas o centenário e luxuoso Raffles Hotel leva a fama de preparar da melhor maneira, desde 1915, o coquetel simbólico dessa cidade-estado.